top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Submetendo-se à Verdade



A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;

Romanos 8:6


Qual o segredo, se é que posso falar assim, de levarmos uma vida cristã coerente e alinhada com a Palavra de Deus? De trilharmos uma jornada de paz e vida? Uma das coisas mais importantes é o cuidado com a nossa mente. E por quê? Leia novamente os versículos acima.

Percebeu que existem dois tipos de mentalidade? Uma proveniente da carne, ou seja, da natureza humana corrompida, pecadora, sem Deus. E outra proveniente do Espírito, ou seja, de Deus. Nós nascemos de novo e estamos unidos a Cristo, deveríamos pensar apenas o que provém Dele, correto? Deveria ser assim, mas muitas vezes não é, e sabe por quê? Porque não nos posicionamos como cooperadores de Cristo. O fato de nascermos de novo por meio de Cristo não garante uma mudança mental de forma automática. Existe uma cooperação nossa, e o glorioso é que até mesmo na parte que cabe a nós, podemos e devemos contar com Jesus Cristo para nos ajudar. Cooperamos com Cristo quando nos submetemos à limpeza e à renovação que Ele mesmo deseja realizar em nós, por meio da Sua Palavra e do Seu Espírito. Nós fomos submetidos (alguns de nós por muito tempo) a uma estrutura mental das trevas, que conduz à morte e à destruição. É preciso nos rendermos ao lavar regenerador da Palavra de Deus. Existe uma vida plena disponível para nós, que Jesus já conquistou e nós precisamos acessá-la. Veja o que está escrito:


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

O mundo tem uma mentalidade egoísta, vingativa, idólatra, rancorosa, que ama se vitimizar, julgadora, fofoqueira, medrosa, preocupada, que ama discutir por tudo, que ama a divisão, uma mentalidade completamente doente. E nós, depois de recebermos a vida de Cristo em nós, depois de nascermos de novo, somos convidados por Deus a abandonarmos o modelo mental do mundo e sermos submetidos a uma transformação que acontece pela renovação da nossa mente. Só assim seremos capazes de experimentar e comprovar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Interessante que essas palavras “experimentar e comprovar” denotam duas ideias: além de termos a experiência de vivermos a vida plena de Cristo, nós seremos capazes de reconhecer o que provém Dele e o que não provém, ou seja, estaremos aptos a dizer sim para o que vem de Deus e não para o que vem do mundo.


Como corpo de Cristo, estamos sendo convidados pelo Pai para nos submetermos a uma renovação completa na nossa forma de pensar, não mais nos amoldando e nos conformando com tudo que o mundo produz e nos oferece, mas nos rendendo completamente à Verdade e permitindo que o Espírito Santo nos guie em toda a Verdade.

bottom of page