top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Tudo posso naquele que me fortalece


Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Filipenses 4:11 NVI


Já percebeu que em nossa caminhada cristã nós passamos por várias fases, diferentes momentos, alguns de difícil compreensão? Meditando no capítulo 4 da carta aos filipenses, algo me chamou à atenção. Nesse versículo acima Paulo diz: aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Fui ver a palavra "aprendi" no original grego, e olha que interessante:


A palavra no grego é: μανθανω manthano, e significa - aprender, ser avaliado, aumentar o conhecimento próprio, cresçer em conhecimento, ouvir, estar informado, aprender pelo uso e prática, ter o hábito de, acostumado a.

Um dos significados me fez compreender muito bem o que Paulo estava afirmando, é o que diz "aprender pelo uso e prática". Paulo aprendeu na vivência, por experiência própria a adaptar-se a qualquer situação. Portanto, os momentos difíceis que atravessamos contribuem para o nosso bem, para que aprendamos a passar por eles e ainda assim permaneçamos inabaláveis. Os momentos de glória também contribuem para o nosso bem, para que aprendamos a dar graças sempre a Deus e a mantermos um coração puro e rendido, bem longe do orgulho. Que possamos, assim como o apóstolo Paulo, permitirmos que Cristo seja formado em nós em toda e qualquer circunstância. Para então aprendermos o segredo que ele aprendeu e chegarmos à mesma conclusão que ele chegou:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:12‭-‬13 NVI

Os momentos de lutas e desafios, ou os de bonança e glória, são ferramentas nas mãos de Deus para que aprendamos o segredo de sempre estarmos contentes e entendamos que podemos passar por qualquer coisa se estivermos NELE.

Escrito por Katiany Lins - Ministério Vida

bottom of page