Exercendo a cidadania
- ministeriovidacwb
- 3 de out.
- 2 min de leitura

Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica. Filipenses 1:27 ARA
O versículo acima está na versão Almeida Revista e Atualizada, uma das versões mais lidas no Brasil. E, olhando rapidamente para este versículo, a gente não diria que Paulo está nos ensinando sobre cidadania, não é mesmo? Mas a palavra “vivei”, no original grego, significa: ser um cidadão, administrar afazeres civis, dirigir o estado, valer-se de ou reconhecer as leis, e conduzir-se segundo as leis. Paulo está nos instruindo a exercermos nossa cidadania de maneira digna do Evangelho de Cristo, ou seja, que, no tocante às leis dessa terra e aos nossos afazeres como cidadãos, nós possamos também ser irrepreensíveis. Isso inclui coisas como: respeitar as placas de limite de velocidade nas ruas, respeitar as sinalizações de trânsito, não furar uma fila, dar a vez aos mais velhos, colocar o carrinho do mercado no lugar em que você o encontrou, não jogar lixo no chão e por aí vai. Infelizmente, existem cristãos que parecem animais irracionais quando estão fora do ambiente de culto. Paulo também nos diz que devemos estar firmes em um só espírito ou em um mesmo modo de pensar, lutando juntos pela fé evangélica.
Amados, nós não somos cristãos apenas em ambientes cristãos ou com amigos cristãos; nós devemos ser em todo tempo e em qualquer lugar. Ser cristão é um estilo de vida e, por sua vez, difere totalmente do estilo de vida do mundo. Quando falamos de política, por exemplo, parece que se abrem as portas do inferno e saem de lá “crentes” de todas as denominações. A rivalidade é tal, que muitos se ofendem abertamente e outros até atentam contra a vida do seu próximo; veja que estamos falando de irmãos em Cristo.
Precisamos ser santos como Santo é o Senhor, santos em qualquer lugar, falando sobre qualquer assunto; essa é a conduta correta de um cristão genuíno.
Carina Ramos - Ministério Vida