top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Fuja das heresias


Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más. 2 João 1:9-11 JFA


Quem ultrapassa a doutrina de Cristo baseia-se em mentiras e doutrinas falsas. Se olharmos por cima e sem muita especulação acreditaremos que nenhuma corrente doutrinária cristã comete tal falta. Mas essa não é a verdade.


Vou deixar aqui bem claro quando um ensino, que tem aparência de verdade, pode ser considerado uma heresia destruidora.


Exemplo 1: Se o ensino diz que nossos esforços, jejuns, orações, dízimos, guardas de dias especiais e observância de ritos religiosos nos garantem a salvação, e nos garantem o favor de Deus, esse ensino, embora pareça verdade, é uma grande heresia. Pois a salvação é gratuita, é dom de Deus e nós somos salvos unicamente pela graça de Deus por meio da fé. Tudo que fazemos a seguir é apenas consequência da nova vida que recebemos de Cristo. Não adianta fazer todas as coisas que citei acima se o coração não mudou realmente.


Exemplo 2: Todo ensino que nega a suficiência de Cristo, ou quem sabe, diga que Cristo é um anjo, ou que Ele não veio em carne, ou que Ele não é Deus, são heresias destruidoras. Jesus não é um arcanjo e nem um ser criado por Deus, Ele é o próprio Deus encarnado. A trindade não pode ser explicada, apenas crida. Ele é três, porém é um. A Palavra diz que Cristo é a expressão exata de Deus e diz que quem vê o filho vê o Pai. O que passar disso é heresia.


João é bem claro nos versículos acima quando diz que não devemos ser coniventes com falsos ensinos. Não devemos ter comunhão com isso, ao contrário devemos rejeitar abertamente. Nessa onda de inclusão e ecumenismo, muitos têm sido coniventes com falsas doutrinas. A Bíblia continua sendo a Bíblia, e o que está escrito não mudou e jamais mudará. Fuja das heresias, em nome de Jesus.


Carina Ramos - Ministério Vida


bottom of page