Jugo desigual
- ministeriovidacwb
- 15 de ago.
- 2 min de leitura

Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? Que há em comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos templo do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o Deus deles, e eles serão o meu povo”. Portanto, o Senhor diz: “Saiam do meio deles e separem-se”. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei.” E: “Serei o Pai de vocês, e vocês serão os meus filhos e as minhas filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”. 2 Coríntios 6:14-18 NVI
Amados, uma vez que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1 NVI
O fato de estarmos no mundo não nos dá o direito de nos associarmos ao mundo. Essa passagem é tão simples que nem precisaria de explicação, mas vamos lá. O que têm em comum a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e um ídolo? Que há em comum entre o crente e o descrente? Nós somos o templo do Deus vivo e, nesta passagem, Paulo cita uma passagem no Antigo Testamento para deixar claro que nós, como templo de Deus, precisamos nos separar do mundo e não tocar coisas impuras, no sentido de não nos envolvermos com as coisas impuras desta terra. Nós não somos e não podemos ser amigos do mundo: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, se alguém quiser ser amigo do mundo, faz-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4 NVI.
Veja que, na passagem de Coríntios, Paulo ainda cita: “E eu os receberei. Serei o Pai de vocês, e vocês serão os meus filhos e as minhas filhas, diz o Senhor.” Sabe o que significa esse “e” bem aí na frase? Significa uma condição: se vocês fizerem o que eu disse, aí sim, eu os receberei e serei o Pai de vocês. Paulo não citou o Antigo Testamento em vão; se ele o citou, é porque isso ainda se aplica a nós hoje.
E assim começa o capítulo 7: “Amados, uma vez que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” Veja que são instruções muito atuais para nós como igreja. Não se ponham em jugo desigual. Que possamos entender essas verdades de uma vez por todas, em nome de Jesus.
Carina Ramos - Ministério Vida