Não se associe com os imorais
- ministeriovidacwb
- 23 de jun.
- 2 min de leitura

Já escrevi a vocês em carta para não se associarem a pessoas imorais. Não me refiro, com isso, aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, nem aos ladrões, nem aos idólatras. Se assim fosse, vocês teriam que sair deste mundo. Mas, agora, escrevo a vocês que não devem se associar a ninguém que, afirmando ser irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tal pessoa vocês nem sequer devem comer. 1 Coríntios 5:9-11 NVI
Paulo nos diz aqui que não devemos nos associar com pessoas imorais, mas ele deixa claro que não está se referindo aos imorais do mundo, pois isso seria impossível, visto que vivemos neste mundo. Quando ele diz não se associe com imorais, está se referindo aos imorais da igreja. Sim, há imorais na igreja, pessoas que se dizem cristãs, mas que, no fundo, são carnais, imorais, avarentos, idólatras, caluniadores e por aí vai. A palavra associar nesta passagem tem um significado muito interessante no original grego, refere-se ao termo: não se tornar íntimo de.
Veja bem, então, esse associar-se significa que eu não devo ter um relacionamento de intimidade com pessoas que se autodenominam cristãs, mas que, no fundo, fazem tudo ao contrário do que a Palavra ensina. Ter intimidade com pessoas não cristãs é totalmente inaceitável para um cristão, a Bíblia deixa isso claro, mas nessa passagem, a situação aperta ainda mais, quando ficamos sabendo que não podemos ter intimidade nem com os falsos cristãos. É óbvio que vamos nos relacionar com todo tipo de pessoa, cristãs ou não, mas intimidade é somente entre cristãos genuínos, que estão andando juntos na mesma direção.
Minha oração é que possamos prestar atenção com quem mantemos intimidade, seja num namoro ou em uma amizade. Tem um ditado popular que diz: só anda junto quem se parece. Cuidado para que suas companhias não deem um mau testemunho sobre você.
Carina Ramos - Ministério Vida