Por que Senhor?
- ministeriovidacwb
- 1 de out.
- 2 min de leitura

Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Juízes 6:12-13 ARC
Vejo muitos pregadores dizerem, alguns até com boa intenção, que não devemos perguntar a Deus o porquê das coisas, mas veja que não é isso que aparece na Bíblia. Muitos homens e mulheres de Deus perguntaram a Deus: "Por que, Senhor?" Em toda a Palavra, notamos diversos exemplos disso. Nesta passagem, por exemplo, vemos Gideão questionando o porquê da servidão que eles enfrentavam sob as mãos dos midianitas. Veja que o Anjo do Senhor lhe diz: "O Senhor é contigo, varão valoroso." E, ao invés de Gideão responder: "Glória a Deus", ele diz: "Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?" Veja que não é nenhum pecado fazer tais perguntas; se fosse algo absolutamente errado, o Anjo teria repreendido Gideão, mas, em vez disso, ele continuou encorajando Gideão e lhe mostrando qual era o seu chamado. O Senhor conhece o coração de quem está lhe fazendo perguntas; é claro que, em alguns casos, existe um coração iníquo, mas, em outros, são apenas perguntas de filhos aflitos, temerosos e angustiados. Podemos observar nos Salmos de Davi, por exemplo, a quantidade de vezes que ele fala coisas com Deus que muitos hoje julgariam ser até falta de temor. Imagine dizer: "Acorda, Deus, e me livra dos meus inimigos", como se Deus estivesse distraído. Sim, Davi falou coisas como essa.
Amados, Deus é nosso Senhor, sim, e devemos temê-lo, não um temor de medo, mas de respeito e reverência. Mas o Senhor também é o nosso Pai, e precisamos ter liberdade de falar com Ele, e até desabafar e reclamar quando não estamos bem. Gideão praticamente disse: O Senhor não deve de fato ser comigo, pois, se fosse, eu não estaria nessa luta. Em outras palavras, foi isso que ele quis dizer. Acredito que Gideão não falou arrogantemente, e sim com tristeza. Não tenha receio de rasgar teu coração diante de Deus e perguntar: "Por que, Senhor?"
Carina Ramos - Ministério Vida