
Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. João 7:17 NVI
Jesus disse que, se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o seu ensino vem de Deus ou se Ele fala por si. Quero chamar sua atenção para a frase: "se alguém decidir". A versão NVI traduz a palavra grega (θέλω thelo ou ἐθέλω ethelo) como "decidir". Mas vamos expandir esse significado através do original; veja bem:
- querer, ter em mente, pretender
- estar resolvido ou determinado, propor-se
- desejar, ter vontade de
- gostar
- gostar de fazer algo, gostar muito de fazer
- ter prazer em, ter satisfação
Agora, vejamos exatamente o que Jesus estava dizendo quando colocamos esses significados na frase: "Se alguém decidir, quiser, tiver em mente, pretender, estiver resolvido ou determinado, propor-se, desejar, tiver vontade, gostar muito de fazer, ter prazer em, ter satisfação… na vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo." Veja que fica bem claro que somos nós quem decidimos fazer a vontade de Deus ou não. Somos nós que devemos desejar ter a vontade de Deus em nossa mente; somos nós que decidimos ter prazer na vontade de Deus. Nós decidimos ter satisfação em fazer a vontade de Deus.
Amados, temos livre-arbítrio; não somos robôs, que foram programados para o bem ou para o mal. O bem e o mal estão diante de nós, como está escrito em Deuteronômio. Cabe a nós escolhermos o bem. Então, decida hoje fazer a vontade de Deus, custe o que custar. Não negocie valores, não abra exceções para o mundo. O Espírito Santo que habita em você está presente para ajudá-lo nesse processo. Não ceda às investidas do mal; seja firme, em nome de Jesus.
Carina Ramos - Ministério Vida