Usando o discernimento
- ministeriovidacwb
- 20 de ago.
- 2 min de leitura

À medida que prosseguirem na vida, aprendam a discernir aquilo que agrada ao Senhor. Efésios 5:10 NBV
O discernimento é uma das características mais interessantes na vida de um cristão genuíno; através dele, podemos nos comportar de maneira agradável entre as pessoas ao nosso redor. É o discernimento que nos diz quando devemos calar e quando devemos falar; é ele que nos ajuda a perceber o ambiente à nossa volta, para podermos determinar qual tipo de atitude tomar diante das mais variadas situações.
No dicionário, encontramos os seguintes significados para a palavra, discernir:
Perceber claramente (algo, diferenças, etc.); distinguir, diferenciar, discriminar a ação correta, compreender (conceito, situação, etc.); perceber, entender.
Veja que o discernimento nos auxilia de diversas formas. Já ouviu alguém dizer que uma pessoa não tem semancol? “Semancol" é uma gíria brasileira que significa "se mancar", ou seja, ter bom senso, juízo, discernimento e agir com prudência e sensatez. É muito ruim lidarmos com pessoas que não possuem semancol ou discernimento. Como cristãos, precisamos desenvolver essa característica. Veja na passagem abaixo a importância de termos discernimento: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:14-15 ARC. É através do discernimento, presente na nova natureza, que podemos compreender as coisas do Espírito, pois estas coisas são discernidas espiritualmente. A Palavra diz que o homem espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Existe uma perfeita harmonia entre um cristão genuíno e o discernimento; pelo menos, deveria ser assim. Devemos desejar e orar para que essa característica esteja presente em nós. Vamos terminar esse texto com o seguinte versículo: Quem tem discernimento está sempre pronto a aprender; seus ouvidos estão abertos para o conhecimento. Provérbios 18:15 NVT
Vamos orar?
Pai, não quero ser uma pessoa sem senso, ajuda-me a exercer o discernimento que vem de ti, ajuda-me a saber quando falar e quando calar. Que eu aprenda a me comportar como um cristão genuíno. Inunda-me com o discernimento que vem de ti, em nome de Jesus, amém.
Carina Ramos - Ministério Vida