top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Edificando o corpo de Cristo




E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Efésios 4:11-16 NVI


O corpo de Cristo é formado por vários membros, cada filho de Deus é um membro, e o próprio Senhor estabeleceu os chamados individuais para a edificação de todo o corpo. Leia comigo novamente o versículo 16 e perceba que interessante:


Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.


A igreja edifica-se a si mesma em amor na medida em que cada parte realiza a sua função. Por isso é tão importante nós desempenharmos nosso chamado. Enquanto nós realizamos a nossa parte todo o corpo está sendo edificado. Talvez você se pergunte: Mas eu nem sei para o que fui chamado? Amados, a primeira coisa que precisamos saber é nossa identidade em Cristo. Quando entendemos quem somos Nele, nos tornamos capacitados para entender qual o nosso chamado individual, como membro do corpo de Cristo. Mas isso é um processo, primeiro entendemos quem somos, e depois descobrimos o propósito específico para nós dentro do corpo de Cristo. Para isso é muito importante renovarmos nossa mente para que possamos assumir a forma de pensar de Cristo Jesus e de fato vivermos a vontade Dele. Isso é o que está escrito em Efésios 4:22-24, leia comigo:


Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.


Minha oração é que eu e você nos sujeitemos em humilde rendição ao Senhor e à sua vontade, que possamos ter uma vida de intimidade com Deus, por meio de sua Palavra e da oração, e que o Espírito Santo nos guie e nos ajude a renovarmos nossa mente para assumirmos pela fé a nova vida que recebemos em Cristo, e então ajudarmos na edificação do corpo de Cristo, em nome de Jesus.


Katiany Lins – Ministério Vida

bottom of page