top of page
Foto do escritorministeriovidacwb

Integridade no ensino

Atualizado: 31 de dez. de 2024




Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós. É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Tito 2:1, 7-8, 15a NVI


Quando leio estes versículos, sinto a grande responsabilidade que Deus nos outorgou ao nos levantar para ensinar as Escrituras Sagradas. Não é de qualquer jeito, não é da forma que bem entendemos, e sim de acordo com a sã doutrina. Qual é a sã doutrina? A que está na Bíblia. Para nós, hoje, a igreja de Cristo, especialmente o ensino dos apóstolos e do Novo Testamento. Toda Escritura é inspirada e útil para ensino; o Antigo Testamento, por exemplo, nos serve como exemplo em milhares de áreas de nossas vidas. A Palavra segue dizendo que temos que ser exemplos; isso significa que preciso prestar atenção se, por acaso, minha conduta distraída não está fazendo alguém pecar ou se desviar da verdade. Isso é uma coisa muito séria. A Palavra nos diz que seria melhor amarrar uma pedra ao pescoço e se jogar no mar do que fazer um filho de Deus tropeçar. Precisamos vigiar por nós e pelos outros. Paulo segue dizendo que, se estamos em posição de ensino, precisamos mostrar integridade e seriedade e usar uma linguagem sadia, para que, com isso, ninguém tenha nada de mal para falar de nós. Ele encerra essa seção das Escrituras dizendo que devemos ensinar, exortar e repreender com toda a autoridade.


Amados, precisamos ser íntegros no ensino da Palavra. Precisamos viver o que pregamos, nos sujeitar a Deus e ao que a Palavra diz, buscar a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus, e urgentemente voltar a ter reverência e temor pelas coisas de Deus. Se não for assim, é melhor não ensinar a Palavra, pois Deus cobrará em dobro daqueles que ensinam.


Carina Ramos - Ministério Vida 





bottom of page