top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Arrependimento ou remorso?




Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. 2 Coríntios 7:10


No dicionário de português encontra-se:


Significado de Remorso:

· Sentimento de culpa, sensação de mal-estar, de angústia que resulta de uma falha ou erro cometido contra alguém.


Significado de Arrependimento

· Ação ou efeito de arrepender-se. Ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu.


Já a palavra arrependimento no original grego μετανοια metanoia significa:

* Como acontece a alguém que se arrepende, mudança de mente.


Acho que fica bem claro que a tristeza segundo Deus, produz arrependimento para salvação, uma pessoa arrependida segundo Deus sofre uma metanoia, uma mudança de mente, de comportamento e de atitude. Já a tristeza segundo o mundo produz morte. Ou remorso, que é aquele sentimento de culpa, mal estar e angústia.


Muitas pessoas sentem remorso quando praticam algo de errado, mas o remorso não produz mudança, e a pessoa poderá voltar a cometer os mesmos erros, ou outros ainda maiores, pois não passou pelo arrependimento, que é a mudança de atitude. Por essa razão vemos muitos cristãos que continuam a cometer os mesmos erros vez após vez, não se arrependeram e sim ficaram com remorso pelo que fizeram. O arrependimento produzido por Deus é acompanhado de mudança, e nós podemos cooperar com Ele para que de fato nos arrependamos. E sabe como nós fazemos isso? Nos rendendo a um relacionamento com Ele por meio de sua Palavra e da oração.


Você se arrependeu ou sentiu remorso pelos erros cometidos?


Amados, devemos fazer uma análise verdadeira sobre nossa vida. Não há mais tempo para vivermos em enganos, Jesus está às portas, e a mensagem pregada por João Batista ainda é atual e urgente: Arrependei-vos. Deus é fiel e Justo para nos perdoar e está de braços abertos para cada um de nós.


Carina Ramos - Ministério Vida



bottom of page