• ministeriovidacwb

Assuma a mentalidade de Cristo


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 NVI

Esse versículo é bem conhecido, porém, muitas vezes o lemos tão rapidamente que não assimilamos tudo que ele nos ensina. Permita-me explaná-lo melhor e compartilhar com você o significado de algumas palavras no original grego.

A palavra “amoldem”, em outra versão diz “conformem” no original grego é συσχηματιζω suschematizo e significa: conformar-se (mente e caráter de alguém) ao padrão de outro, moldar-se de acordo com.

A palavra “transformem-se” no original grego é μεταμορφοω metamorphoo e significa: mudar de forma, transformar, transfigurar (mesma palavra usada no monte da transfiguração, quando a aparência de Cristo foi mudada e Ele resplandecia).

A palavra “experimentar” no original grego é δοκιμαζω dokimazo e significa: testar, examinar, provar, verificar (ver se uma coisa é genuína ou não), como metais. Reconhecer como genuíno depois de exame, aprovar, julgar valioso.

Agora me permita escrever novamente o versículo de maneira ampliada e utilizando os significados das palavras no grego:

Não se conformem com a mente e o caráter do mundo, não se amoldem ao padrão do mundo. Mas mudem a forma de pensar, transformem-se, tenham suas aparências mudadas e resplandeçam através da renovação da sua mente, para serem capazes de testar, examinar, provar, verificar (ver se é genuína ou não), reconhecer e aprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Uau!!! Não sei você, mas eu fico muito entusiasmada ao fazer um estudo desse e descobrir essas verdades.

Perceba que Deus não quer que apenas vivamos a boa, perfeita e agradável vontade Dele, mas que sejamos capazes de examinar as situações e julgar se elas são ou não a boa, perfeita e agradável vontade Dele. Ele quer que usemos a autoridade, a sabedoria e o discernimento que temos por meio de Jesus Cristo em toda a nossa jornada cristã. E esse versículo deixa bem claro que isso só é possível quando renovamos a nossa mente, ou seja, quando abandonamos o modelo terreno e mundano de pensar e começamos a pensar como Cristo pensa. Precisamos permitir que a água da Palavra lave toda a nossa mente. Leve embora todas as mentiras e o engano das trevas, para que assumamos a mentalidade de Cristo.

Katiany Lins – Ministério Vida

Devocional Extraído do estudo: O Novo Nascimento

Link para baixar o estudo completo: https://www.ministeriovidacwb.com/estudos