top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus



Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. Colossenses 1:9 NVI


Essa é a parte inicial da oração do apóstolo Paulo em favor da Igreja de Colossos. Ele pediu ao Senhor para que os irmãos fossem cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.


A palavra “conhecimento” no original grego é “epignosis” e significa:

  • Conhecimento preciso, profundo e correto.

A palavra “entendimento” no original grego é “sunesis” e significa:

  • Ato de correr junto com, fluir ao mesmo tempo que.

Essa palavra deriva de outra palavra que é “suniemi”. A palavra “suniemi” significa unir à mente, ela foi usada por Jesus na parábola do semeador, no seguinte versículo:


E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende (suniemi), e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um. Mateus 13:23 NVI


Perceba que Jesus está dizendo que aquele que entende (suniemi) a palavra é quem dá frutos. Entender aqui é unir à mente, ou seja, aquele que alinha a sua mente com a Palavra de Deus é a pessoa que dá muitos frutos. Quando Paulo ora para que o conhecimento dos cristãos fosse com toda sabedoria e entendimento (sunesis), ele está pedindo ao Senhor para que eles tivessem um conhecimento preciso, profundo e correto da vontade de Deus, e que a vida deles fluísse de acordo com a vontade do Senhor. Que a mente e o coração dos irmãos estivessem alinhados com a mente e o coração de Deus.


Amados, que nós possamos fazer essa oração por nós mesmos e pelos nossos irmãos. Que como corpo de Cristo nós conheçamos a plenitude da vontade de Deus e tenhamos nossas mentes e corações alinhados à Palavra de Deus. Aquele que entende a Palavra, é aquele que dá muitos frutos, ou seja, aquele que une a Palavra à sua mente e se rende para fluir na mesma unção do Espírito, terá uma vida frutífera e que glorifica ao Senhor.


Devocional escrito por Katiany Lins


bottom of page