top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Como resistir ao diabo?



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7 JFA


Tenho visto muitas pessoas que desejam ardentemente resistir ao diabo, e muitas outras estão querendo apenas fugir dele. Então vejamos, em primeiro lugar, não somos nós que fugimos do diabo e sim ele que deve fugir de nós. Em segundo lugar, para que ele fuja de nós, precisa haver uma resistência em nós e em terceiro lugar, tudo isso só acontece se nos sujeitarmos a Deus. O problema é que a maioria de nós quer resistir, fugir ou fazer o diabo fugir, sem se dar conta de que para que isso aconteça precisamos estar sujeitos a Deus. Certo, mas o que seria sujeitarmos a Deus?


Essa palavra sujeitai-vos era um termo usado no exército romano, e significava organizar tropas sob a inspeção de um líder. Também podia significar uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar uma carga. Vejamos a palavra na íntegra:


  • υποτασσω hupotasso


Organizar sob, subordinar, colocar em sujeição, obedecer submeter ao controle de alguém, render-se à admoestação ou conselho de alguém.


Então quando Tiago usa essa palavra ele está nos dizendo o seguinte:


Se vocês organizarem-se sob a inspeção de um líder (Deus), com uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar uma carga. Se vocês subordinarem -se a Deus, colocando-se em total sujeição a Ele, sendo obedientes em tudo, e rendendo-se à admoestação e conselho de Dele, então poderão resistir ao diabo e ele fugirá de vós. E como nos colocamos sob o comando de Deus? Saiba que não é através do seu próprio esforço, e sim rendendo-se a Deus e deixando o Espírito Santo controlar sua vida. Nós estamos em Cristo, unidos a Ele, precisamos entender que essa sujeição é através da obra Dele em mim e não do meu jejum, da minha oração e do meu suor.


Minha oração é para que cada um de nós entenda o que é de fato nos sujeitarmos a Deus através da obra consumada de Cristo Jesus, que possamos pedir a Deus que nos ajude nesse processo, em nome de Jesus.


Carina Ramos - Ministério Vida


Comments


bottom of page