top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Consolados para consolar




É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação. 2 Coríntios 1:4


Veja que a palavra tribulação no grego, θλιψις thlipsis, significa:

1) ato de prensar, imprensar, pressão

2) opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas


Todos nós passamos por diversas tribulações, ou seja, angústias, aflições e dilemas. E sabemos que Deus é o nosso consolador. Por recebermos a consolação vinda de Deus, nós nos tornamos aptos a consolar os outros com a mesma consolação que recebemos. Consolar muita das vezes será apenas chorar com alguém, se mostrar solícito a dor do outro.


Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.

Romanos 12:15


Consolar alguém com certeza também não é fazer o que os amigos de Jó fizeram, quando o atormentaram julgando, que ele estivesse sofrendo por estar em pecado. Às vezes precisamos só abraçar as pessoas, ouví-las, nos importarmos com suas dores. Quando tivermos que dizer algo, Deus mesmo nos conduzirá sobre o que falar. Mas não seja aquele que vai consolar com uma marreta na mão, não devemos machucar ainda mais uma pessoa que já está sofrendo. Imagine que uma pessoa está com câncer, agora imagine que essa pessoa viva em adultério. Você acha que Jesus chegaria a esta pessoa e diria: Você está assim por causa do seu pecado, ou se converte ou morre com isso e vai para o inferno. Jesus disse a mulher adultera: Eu não te condeno, vai e não peques mais. Veja que Ele primeiro amou, acolheu a mulher e não a condenou, e por último falou, vai e não peques mais. Precisamos ter discernimento na hora de consolar alguém, esteja ou não em pecado, a pessoa na hora da dor não enxerga mais nada além da própria dor.


Console as pessoas com o amor do Pai, ore por elas, ame, seja compreensivo.

Não acabe de matar as pessoas. Nós somos consolados pra consolar, em nome de Jesus.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page