top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor



Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”. Colossenses 4:17 NVI


Todos nós temos um ministério em Cristo Jesus, talvez você ainda não saiba exatamente como executá-lo, mas todos nós fomos chamados para o ministério da reconciliação. Isso significa que é por nosso intermédio que Deus comunica ao mundo que é por meio de Jesus que os homens recebem a salvação. Cada crente é um embaixador de Cristo aqui na terra (Leia 2 Coríntios 5 18-21). Cada cristão tem o ministério da reconciliação, a forma de execução é que muda. Pode ser como dona de casa, como profissional autônomo, como funcionário em uma empresa, como pastor, como missionário... cada um de uma maneira diferente. Essa é a multiforme graça e sabedoria de Deus. Esse versículo acima, nos apresenta um conselho do apóstolo Paulo a um cristão chamado Arquipo, Paulo mandou dizer a ele: Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor. Essa palavra “cuide” no original grego é “blepo”, e significa: ver, discernir, perceber, entender. Interessante porque é a mesma palavra “veja” do versículo a seguir:


Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja (blepo) cada um como constrói. 1 Coríntios 3:10 NVI


No contexto desse versículo de 1 Coríntios, Paulo está falando sobre como cada crente deve construir sua caminhada, usando materiais que permanecem (ouro, prata e pedras preciosas) ou materiais que serão queimados pelo fogo (madeira, feno e palha). O apóstolo Paulo alerta: veja cada um como constrói.


Amados, esse é o alerta de Deus para nós hoje. Que cada um de nós possa cuidar, entender, discernir o seu chamado no Senhor e cumpri-lo com zelo e sabedoria. Está escrito em Efésios 4:16, que o corpo de Cristo é edificado à medida que cada membro realiza a sua função. Que nós não nos comparemos com ninguém, que nós não tenhamos medo, mas que cuidemos em cumprir o ministério que o Senhor colocou em nossas mãos.


Katiany Lins – Ministério Vida

bottom of page