top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Libertos do poder do pecado



"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." Levítico 17:11


A palavra expiação no hebraico, כפר kaphar, apresenta alguns significados, dentre os quais quero destacar:


  • Cobrir, encobrir, pacificar, ser coberto.


Sabemos que antes de Jesus os pecados eram expiados por sacrifícios de animais, através do sangue. Mas estes sacrifícios não libertavam as pessoas do pecado. Aquele sangue, aquela expiação, apenas encobria o pecado. É como se em uma casa tivesse uma goteira, e ao invés de trocarmos a telha, a gente vai lá e cobre o buraco com algum produto. Mas o buraco continua lá. Então os pecados eram encobertos, mas não retirados.

Agora veja isso:


"Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados." 1 João 4:10 (Bíblia de Jerusalém)


Ele, Jesus, veio fazer expiação pelo nosso pecado. Mas a expiação que Ele fez não foi com sangue de animais e nem uma expiação parcial para encobrir algo. Ele veio para tirar o pecado (João 1:29). Ele foi o sacrifício perfeito, entregue uma única vez para nos libertar de uma vez por todas do domínio do pecado. Pelo seu sangue derramado em nosso favor podemos ser completamente libertos das garras do pecado.


Precisamos entender essas verdades e recebê-las pela fé. A Lei foi boa, mas não serviu para nos libertar do pecado. Cristo sim, Ele nos libertou do pecado, e hoje vivemos pela Lei de Cristo Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós. E isso nada tem a ver com ordenanças e mandamentos, e sim com morrer para mim e viver para Ele, como disse o apóstolo Paulo: "Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim". Nossa velha vida pecaminosa foi crucificada com Cristo, somos uma nova criação, libertos do poder do pecado. Oh Glória!


Carina Ramos - Ministério Vida

bottom of page