"Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta. Bate-me excitado o coração, faltam-me as forças, e a luz dos meus olhos, essa mesma já não está comigo. … Pois em ti, SENHOR, espero; tu me atenderás, Senhor, Deus meu. … Apressa-te em socorrer-me, Senhor, salvação minha.”
Salmos 38:9-10,15,22
Falar sobre a ansiedade não é algo fácil para mim, mas hoje Deus me impulsionou a fazê-lo. Este é um Salmo de Davi. Se lerem o Salmo inteiro, observarão o quão desesperado ele estava; seu coração batia acelerado e faltavam-lhe as forças. Embora Davi tenha sido um homem de guerra, poderoso e vigoroso, ele também era um homem sensível. Compunha salmos e tocava harpa. Embora destemido em batalhas, quando estava a sós com Deus, rasgava-lhe o coração e muitas vezes angustiava-se sobremaneira. Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas isso não o fez menos vítima da ansiedade. A psicologia diz que a ansiedade é o excesso de futuro, é pensar demais em coisas que ainda não aconteceram e em coisas que poderiam acontecer, mas que provavelmente nunca acontecerão. Não digo que esta seja uma definição ruim, mas certamente é incompleta. Se pensarmos em termos bíblicos, a ansiedade é um excesso de medo e uma latente falta de confiança em Deus. Veja bem, se eu confio 100% que Deus é capaz de cuidar de mim, eu jamais me desesperaria por conta de uma possível fase de escassez financeira, por exemplo, se eu realmente confiasse em Deus, um diagnóstico ruim não me causaria medo, receio ou coisas do tipo. Davi teve medo, teve tanto medo de ser devorado por seus inimigos que teve crises de ansiedade recorrentes; basta analisar os Salmos dele.
O medo é paralisante às vezes. Lembro-me de ter tido um ataque de medo na descida de uma escada rolante. Eu fiquei lá paralisada, e a irmã Katiany ficou tão nervosa quando viu que eu não desci a escada com ela que tentou subir pela mesma escada rolante, que estava descendo (e o mais louco é que ela conseguiu, rs). Hoje, damos risada disso, mas na hora foi horrível. A Palavra diz que o verdadeiro amor expulsa o medo. E o que é o verdadeiro amor? Na verdade, não é o que é, e sim quem é: Deus é amor. Então, Deus, o qual é o verdadeiro amor, expulsa o medo. A ansiedade é vencida quando entendemos que somos filhos amados de Deus e que Ele cuida de nós a todo tempo. Isso acontece instantaneamente? Pode acontecer; afinal, não há nada impossível para Deus, mas, na maioria das vezes, é um processo que leva tempo, leva alguns bons anos, na verdade.
Livrar-se da ansiedade é um processo. Aceite o processo, jogue fora a culpa, pois além dela não ajudar em nada, a Palavra nos diz que: já não há condenação para quem está em Cristo Jesus; e quem imputa a culpa é o diabo e não Deus. Saiba que Deus tem bons planos a seu respeito e essa tempestade vai passar.
Carina Ramos - Ministério Vida