top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Não com sabedoria de palavra



Não com sabedoria de palavra, para que não se anule a cruz de Cristo. ‭‭

1 Coríntios 1:17b  NAA‬‬


Eu destaquei a parte b deste versículo, pois é exatamente sobre isso que quero falar. Paulo estava, nesta passagem, confrontando os coríntios, pois havia divisão entre eles, e uns diziam: eu sou de Paulo, outros eu sou de Apolo e outros eu sou de Cristo. Paulo segue dizendo que Cristo não está dividido e que ele dava graças a Deus por não tê-los batizado, do contrário iriam idolatrá-lo ainda mais, e nesse versículo ele diz que não foi chamado para batizar e sim para pregar o Evangelho, é quando ele diz: não com sabedoria de palavra, para que não se anule a cruz de Cristo. O que ele estava querendo dizer é que ele não estava usando os recursos do saber para pregar o Evangelho, pois se fizesse isso ele estaria anulando a cruz de Cristo. No capítulo seguinte ele reafirma isso dizendo: irmãos, quando estive com vocês, anunciando-lhes o mistério de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus.  ‭‭1 Coríntios 2:1-5 NAA‬‬


Veja bem, Paulo não era inculto, muito pelo contrário, ele era versado nas letras, como um autêntico fariseu ele estudou toda a lei e também muitos dos conteúdos seculares da época como filosofia e poesia grega. Mas, ele resolveu deixar de lado todo seu conhecimento para pregar o Evangelho de forma pura e com o poder do Espírito Santo. Ele queria que as pessoas cressem em Cristo Jesus, e não em suas belas e persuasivas palavras. Será que hoje quando pregamos aos outros desejamos ser ovacionados como mestres e doutores, ou estamos de fato desejosos de demonstrar o poder de Deus? Será que quero ser aplaudida pelos meus belos textos ou quero ver vidas transformadas pelo poder de Deus?


Amados, o Evangelho é o poder de Deus e nós somos os portadores dessa Verdade. Precisamos deixar de lado tudo que achamos que sabemos e nos dedicarmos a pregação do Evangelho que cura, salva e liberta, em nome de Jesus. 


Carina Ramos - Ministério Vida 




bottom of page