“Todas as coisas são lícitas”, mas nem todas convêm; “todas as coisas são lícitas”, mas nem todas edificam. 1 Coríntios 10:23 NAA
Sabemos que a palavra lícito significa algo que é conforme a lei. Nesta passagem Paulo estava explicando sobre a liberdade que temos em Cristo, liberdade esta que nos faz saber que todas as coisas são permitidas aos filhos de Deus, e quando ele diz todas as coisas, está se referindo a todas as coisas permitidas por lei e não a coisas imorais. Pois bem, mas ele segue dizendo que mesmo que algo nos seja permitido, nem tudo convém e nem tudo edifica. Por exemplo: é permitido a uma moça cristã postar uma foto de biquíni nas redes sociais? Sim, é permitido, mas isso convém? É claro que não. Como moças cristãs, nós devemos ter o maior recato possível, tanto para não fazer outros pecarem, quanto para que nós mesmas não pequemos pela exposição de nosso corpo. Vamos a mais um exemplo. É permitido ao cristão assistir novelas seculares? Sim, é permitido, mas por acaso isso edifica? É óbvio que não, sabemos que as novelas seculares estão lotadas de conceitos mundanos e cenas pornográficas. Consegue entender o que a passagem quer dizer agora? Em uma versão atualizada encontramos o seguinte: “É verdade que todas as coisas são permitidas, mas nem todas são boas para nós. É verdade que todas as coisas são permitidas, mas nem todas contribuem para o nosso crescimento espiritual.“
Amados, precisamos pedir a Deus todos os dias que nos dê discernimento espiritual, para podermos diferenciar o que convém do que não convém, o que edifica do que não edifica, do contrário seremos enganados por toda sorte de coisas e no final das contas seremos crentes carnais e desviados da verdade que liberta, e tenho certeza que essa não é a nossa vontade e muito menos a vontade de Deus para nossa vida.
Carina Ramos - Ministério Vida