top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Nuvem de testemunhas



"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas..." Hebreus 12.1a


A palavra nuvem em grego, νεφος nephos, significa, entre outras coisas: grande e densa multidão, aglomeração de pessoas.

Entre os significados da palavra testemunha no dicionário de português, separei dois, são estes:

• Pessoa que relata um fato que viu ou ouviu. • Algo que confirma a verdade sobre alguma coisa.


Partindo dos significados dessas palavras pode-se dizer que nós estamos cercados por uma densa multidão, uma aglomeração de pessoas e que estas pessoas relatam sobre nós, aquilo que elas viram ou que ouviram de outro. Note que essas testemunhas podem relatar algo verídico ou algo fictício, vindo da imaginação de alguém, o que seria na linguagem comum: fofoca, calúnia e por aí vai. Estava aqui pensando sobre estas testemunhas e resolvi enumerar os grupos que me vieram à mente:


1. Testemunhas verídicas do bem 2. Testemunhas verídicas do mal 3. Testemunhas não verídicas


As testemunhas verídicas do bem são aquelas que torcem pelo seu sucesso e só contam aos outros as coisas boas a teu respeito. Essas são as melhores, são verdadeiros filhos de Deus.


As testemunhas verídicas do mal são aqueles que contam muitas verdades sobre os outros, mas só as notícias ruins, parecem com aqueles programas de noticiários que só relatam tragédias. E o pior é que essas testemunhas, muitas das vezes, são os próprios cristãos. Alguns inclusive ficam na plateia esperando a sua queda, mas batem em seu ombro e dizem: estamos orando por você, mas em seu íntimo, eles querem que você quebre a cara para que eles possam dizer triunfantes: eu avisei. Essa é a pior nuvem de testemunhas, uma raça de víboras disfarçadas de ovelhas.


A última classe, testemunhas não verídicas, são aqueles que mentem e inventam coisas a teu respeito. Já brincou de telefone sem fio? Junte 10 amigos. O primeiro vai falar uma frase no ouvido do segundo, rápido e sem repetir, o que ouviu transmite a informação ao terceiro do jeito que entendeu e faz assim até chegar ao amigo número 10. Você vai notar que a informação inicial era, por exemplo: Carina orou e o morto ressuscitou, e quando o amigo 10 vai dizer ele diz: Carina chorou presa no elevador. Parece cômico, mas é trágico. Passam pra frente coisas das quais não tem certeza e geralmente são coisas irreais.


Amados, sempre haverá plateias para lhe aplaudir e plateias para lhe caluniar, sempre haverá os que querem seu bem sem intenção alguma e outros que querem apenas se aproveitar de você. Diante de tão grande nuvem de testemunhas permaneça firme naquilo que Deus te chamou pra fazer. Não importa a oposição ou a falsa bajulação, concentre suas forças na voz de Deus e certamente Ele mesmo cuidará de todo resto.


Carina Ramos - Ministério Vida CWB

bottom of page