Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita. Romanos 7:6 NVI
Quando o povo de Israel estava debaixo da lei, eles tinham regras e normas para cumprir e essa era a forma de se relacionar com Deus. Quando descumpriam as regras eram castigados e por conta disso viviam com medo de Deus. Na nova Aliança, ou seja, no Ministerio do Espírito, isso não funciona mais assim, hoje vivemos de dentro para fora, ou seja, o Espirito Santo que habita em nós é que nos guia a toda a verdade. É através do nosso relacionamento com Deus que somos transformados de glória em glória, e não pela obediência formal a um conjunto de regras. Isso não significa que não aja obediência na Graça, é claro que existe. Mas a forma como obedecemos é diferente. A obediência hoje é algo natural, que flui a medida que conhecemos e prosseguimos em conhecer ao Senhor.
Hoje nós vencemos comportamentos errados a medida que nos relacionamos com Deus, é através dessa relação intima que vamos nos transformando e ficando cada vez mais parecidos com Deus. Muitas vezes tentamos viver na nova aliança utilizando as regras da antiga, e isso não vai funcionar. Tentamos desesperadamente mudar atitudes desequilibradas, na força do nosso braço, achamos que se fizermos tudo conforme as regras vamos vencer, e nos deparamos com os mesmos comportamentos vez após vez.
Precisamos entender que a forma de viver mudou na nova aliança e hoje vivemos a partir da união do nosso espírito ao Espírito de Deus. Estamos em Cristo e vivemos a partir da sua obra consumada na cruz. Não tente viver na era da graça, carregando a bagagem da era da lei. Estamos em um novo tempo e hoje temos livre acesso a Deus. Que possamos viver a partir dessa revelação, em nome de Jesus.
Carina Ramos - Ministério Vida