top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Ouça sempre, fale pouco e não se irrite




Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. Tiago 1:19 NVI


Vivemos numa era extremamente acelerada, através da internet temos acesso rápido a milhares e milhares de informações na velocidade da luz. As pessoas não tem mais paciência para coisa alguma, o trânsito é uma loucura, tenho a impressão que cada pessoa ali está levando algum doente terminal para o hospital de tão grande que é a aflição por correr ou a irritabilidade com tudo. Se você levar 5 segundos para arrancar com o carro após o sinal ficar verde logo vem uma buzinada para te lembrar que precisa correr, é um verdadeiro hospício. As pessoas não ouvem mais umas as outras. Numa conversa, ninguém mais se deleita em ouvir o outro, estão apenas esperando sua vez de falar, isso quando não interrompem o outro para falarem de uma vez. Isso mostra não apenas o aceleramento das pessoas, mas também o descaso umas com as outras, pois elas não querem realmente ouvir o outro e sim serem ouvidas, por isso muitas vezes você fala e fala e aquele que era pra te ouvir não lembra nada do que você falou, pois na verdade ele estava ali te olhando, mas a mente dele estava pensando no que ia dizer a seguir. Já conversou com alguém por telefone? É um verdadeiro terror, não sabemos mais o tempo de falar e o tempo de ouvir. Nós não damos ao outro nem 30 segundos para formar uma frase e já queremos falar alguma coisa, isso é um completo absurdo.


Tiago escreveu essa carta aproximadamente entre 44 a 49 dc, o que o torna o livro mais antigo do cânone do Novo Testamento. Imagine isso. O livro mais antigo da nossa era, já estava alertando o povo de Deus a serem prontos para ouvir e tardios para falar, isso me faz pensar que essa loucura de falar demais e ouvir de menos é bem antiga, não acham? Ele segue dizendo para sermos tardios também para nos irarmos. Perceba que falar demais e ouvir de menos está associado com se irar facilmente. Somos uma sociedade que sofre de SPA, síndrome do pensamento acelerado, pensamos tão rápido que nossa boca não consegue mais ficar calada, não temos mais tempo para ouvir e em consequência nos irritamos por tudo. Se o computador levar 2 minutos para ligar, pois está atualizando, já soltamos a célebre frase: “esse computador está de brincadeira comigo”.


Amados, ou a gente aprende a desacelerar ou adoeceremos.


Minha oração neste dia é para que o Espírito Santo que mora dentro de nós nos ajude nesse processo. Tenho feito desse versículo uma oração constante, até que eu seja capaz de manter a boca fechada, os ouvidos abertos e atentos e a mente tranquila para que não me estresse com bobagens. Uma buzinada no trânsito não pode tirar a nossa paz. Cristo é a nossa paz. Ele mora em nós. Embora eu ache o mundo lá fora um tormento, preciso estar em paz para andar por ele sem que isso me afete negativamente. Eu creio que o trânsito seja a melhor escola para quem deseja desfrutar do fruto da mansidão, se você estiver em trânsito por uma hora e não desejar bater em ninguém, então você estará curado… rsrs. Brincadeiras a parte, que nosso amado Senhor nos ajude nessa missão mencionada por Tiago há tantos anos. Que possamos realmente desfrutar da dádiva de ter o nosso amado Senhor morando em nós.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page