top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus



Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”; e também: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis”. 1 Coríntios 3:18‭-‬20 NVI


Desde os tempos mais antigos, no início da era cristã, já existiam pessoas que estavam tentando misturar a cultura secular com as verdades Bíblicas, usando o "melhor" das sabedorias alternativas, para tornar o Evangelho mais compreensível de forma racional. E nesta época, séculos II e III, surgiram grandes heresias por conta destas tentativas, mesmo no tempo dos Apóstolos já existiam coisas assim. Veja bem, nós não devemos atualizar os ensinos contidos na Bíblia para que fiquem mais acessíveis ao tempo ou à cultura em que vivemos. A Bíblia afirma claramente que a sabedoria do mundo é demoníaca (Tiago 3:15). Na passagem acima, Paulo já inicia assim: não se enganem.


Infelizmente nós não nos damos conta da quantidade de ideias seculares que invadiu a igreja, sendo nós a igreja, significa que nós é que somos adeptos de muitas dessas ideias. Vamos lá, com toda sinceridade do mundo responda para você mesmo: o quanto de conteúdo secular eu assisto e ouço? E o quanto de conteúdo cristão?

Será que se passarmos horas nos alimentando do que o mundo produz estaremos aptos a não nos deixarmos enganar? Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus.


Amados, se eu perguntar hoje em qualquer igreja o quanto de conteúdo secular assistem, todos nós seremos reprovados. Nossa mente precisa mudar, nós somos diferentes, somos santos, separados por Deus e para Deus. Veja o que a Palavra diz: Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará (Salmos 101:3 ARC). Não porei coisa má diante dos meus olhos; passei um longo período vendo alguns filmes sobre a história de Roma, estava interessada em saber pelo que a igreja passou, e quando me dei conta, estava vendo também filmes sobre tribos bárbaras, documentários sobre várias coisas, até que Deus me recordou dessa passagem pela milésima vez, Ele é paciente... Precisamos ser libertos desse meio secular e voltar a ser uma noiva santa e separada. O Senhor conhece os pensamentos dos sábios deste mundo e sabe como são fúteis. Precisamos acordar, pois o inimigo tem ganhado terreno em nosso meio, e em nossa mente, precisamos nos submetermos a Deus, resistir ao diabo e então ele fugirá. Que possamos orar sobre isso e pedir ajuda a Deus em nome de Jesus.


Carina Ramos - Ministério Vida


bottom of page