top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Que tipo de alimento você precisa?




Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Hebreus 5:14 ARA


Nesta passagem o sentido de alimento refere-se à Palavra de Deus. Se analisarmos este versículo nos originais gregos, teremos um sentido ampliado muito significativo. Veja:


Mas o alimento, ou seja, a Palavra de Deus, sólida, firme e constante, é para os adultos (aquele que é perfeito e íntegro), para àqueles que pela prática, ou seja, que pelo hábito, seja físico ou mental, tenham suas faculdades mentais, seu entendimento, exercitados para que sejam capazes de discernir, julgar, não somente o bem, mas também o mal.


Nós temos recebemos capacidades incríveis em Cristo. O escritor aos Hebreus faz diferenciação entre alimentos sólidos (para adultos) e leite (para crianças). A palavra leite, no versículo anterior, γαλα gala, significa uma metáfora para as verdades cristãs mais simples. Ele está nos dizendo que verdades cristãs mais simples, o leite espiritual, são para as crianças, metaforicamente, infantil, imaturo e inexperiente. Quando se é um novo convertido, por exemplo, ou alguém que ficou anos na igreja, mas não aprendeu nada, o alimento precisa ser o leite. Mas quando já temos certo tempo de convertidos, pela lógica, devemos estar aptos ao alimento solido.


Cada cristão precisa fazer uma análise se si mesmo e daquilo que sabe, conhece e entende para que possa responder a essa pergunta: Que tipo de alimento você precisa? Se você ainda não entendeu princípios básicos como: nova natureza, batismo, dons, perdão, fruto do Espírito, e tantos outros, não queira entender os complexos, pois acabará se fadigando e desanimando na caminhada. Vejo muitos amados iniciarem seus estudos Bíblicos e logo desanimarem, pois não entendem certas coisas. Por isso é indicado que comece com o leite e não com uma picanha. Se você der picanha a um bebezinho de três meses, você poderá matar a criança, compreende isso? Não queira entender tudo de uma vez só, seja paciente com seu processo de amadurecimento. Aprenda um pouco de cada vez, um pouco a cada dia. Aquilo que ainda não entende, anote, ore sobre, e guarde no coração, no tempo certo Ele mesmo irá lhe revelar aquilo que você ainda não discerniu.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page