top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Salvos pelas obras ou pela fé?






Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. ‭‭Efésios 2:8-9 ARC‬‬


A salvação é alcançada pela fé e não por obras. Essa frase às vezes gera uma grande polêmica. Pois em Tiago 2:17 lê-se: assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Olhando rapidamente, isso parece contraditório. Mas, veja bem, nós, os salvos, praticamos boas obras porque somos salvos e não para sermos salvos, as obras na vida do crente é uma consequência da salvação, é algo que acontece naturalmente. Sou salvo pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, a partir daí, o Espírito Santo vem habitar em mim, e pela lógica, se o Espírito do próprio Deus habita em mim, praticar boas obras é algo extremamente comum, correto? Agora, imagine alguém sem o Espírito Santo, essa pessoa pode praticar boas obras? Pode. Mas, ela será salva por conta disso? Não, pois não são as obras por si só que salvam e sim a fé em Cristo Jesus. 


Tive duas experiências interessantes onde conversei com uma moça espírita e outra moça que cria em Deus, mas não era de religião alguma. Ambas as moças acreditavam na existência de Jesus. A espírita inclusive fez uma oração em nome de Jesus, onde o mencionou como nosso irmão, mas esta moça não acreditava no Filho de Deus, no Jesus como Deus, que ressuscitou dentre os mortos e vivo está. Ela acreditava que fazia boas obras e por isso estava salva, embora acreditasse apenas num Jesus histórico. Essa moça está salva? Provavelmente não. E a outra moça que acreditava que ela era uma boa pessoa e fazia boas obras, mas, não tinha aceitado Jesus como Senhor e Salvador, essa moça está salva? Provavelmente também não. 


Amados, somente a fé em Jesus Cristo como filho de Deus, pode salvar alguém. Somente a fé no Deus filho, que ressuscitou e vivo está pode livrar alguém da perdição eterna, não existe outro caminho. Não adianta crer no Jesus histórico ou apenas fazer boas obras, precisa haver uma genuína conversão, e conversão é mudança de direção, das trevas para luz, do pecado para a santidade. Jesus é o único caminho, NINGUÉM vai ao Pai a não ser por Ele.


Carina Ramos - Ministério Vida 


bottom of page