top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus




Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Filipenses 2:5-8


Sim, nós temos tudo em Cristo, sim nós somos mais que vencedores; sim vivemos na nova aliança, no tempo da graça e louvado seja Deus por tudo isso. Mas, porém, contudo e, entretanto, nós devemos ter a mesma atitude de Cristo; e qual era essa atitude? Mesmo sabendo quem era e o que tinha, não usou desse direito, antes, esvaziou-se de si mesmo vindo a ser servo, e ainda foi obediente até a morte.

No tempo do “posso todas as coisas” muitos acreditam que são super homens e mulheres maravilhas. Não sofrem, não temem, não obedecem a nada, porque afinal, Cristo já obedeceu por nós e com esse pensamento alienado estão cavando suas próprias sepulturas. A Bíblia se completa do início ao fim. E em toda parte é ensinado a respeito da obediência. Se o exemplo de Cristo citado por Paulo aos Filipenses não fosse para ser seguido, certamente ele não o teria mencionado em sua carta.


Nós somos sim filhos amados e podemos desfrutar uma vida de paz e alegria em Cristo, mas essa paz e essa alegria são indiferentes das circunstâncias. Antes de Jesus o povo de Deus precisava de uma lei para saber o que era certo e o que era errado, mas nós hoje temos o Espírito Santo habitando em nós e é através Dele que conseguimos obedecer, que conseguimos diante do mal escolher o bem.


Quando nascemos de novo e nos tornamos uma nova criatura, o Espírito Santo passou a fazer morada em nosso espírito e agora somos um com Ele. Então não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. Paulo nos instrui a termos a mesma atitude de Cristo, isso não é um peso ou um fardo, pois agora a obediência é uma característica intrínseca à nossa nova natureza, ou seja, nós obedecemos naturalmente. Nós sabemos quem somos e sabemos o que temos em Cristo, mas isso não deve ser motivo para nos tornarmos arrogantes. Creio que uma das qualidades que identificam um autêntico filho de Deus é a humildade, não humildade no sentido de pobreza ou de falta de conhecimento, mas humildade de entender que mesmo sabendo muitas coisas nós não nos gloriamos em nós mesmos e sim na cruz de Cristo; sabemos que sem Ele nada podemos fazer, pois é Ele quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar. Que nossa atitude seja a mesma de Dele e que jamais nos distanciemos da sua Palavra.


Carina Ramos – Ministério Vida


bottom of page