top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Será que Deus é o primeiro em sua vida?




Pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! Romanos 1:25 ARC‬‬


Essa passagem inicia-se no versículo 18 com a frase: porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens. Esses homens mudaram a verdade de Deus em mentira, como diz o versículo acima, e serviram mais à criatura do que ao criador. Veja bem, gostaria de chamar sua atenção para a palavra criatura. Essa palavra no original grego, segundo o léxico de Strong, é: κτισις ktisis e ela tem vários significados interessantes. Ela pode ser: criação, coisa criada, seres, uma criatura, instituição, ordenança, etc. Olha que coisa extraordinária, Paulo está nos dizendo que muitas coisas podem ser honradas no lugar de Deus. Podemos servir a outros deuses, podemos honrar pessoas, podemos adorar coisas, podemos honrar ordenanças e até podemos adorar instituições. Vou dar alguns exemplos claros de cada um desses tipos de idolatria.


  • Adorar outros deuses - Quando nos associamos a outras religiões ou damos crédito a vãs filosofias, e também o dinheiro é mencionado como um deus. Muitos não se dão conta, mas são escravos do dinheiro. 


  • Adorar pessoas - Quando honramos mais alguns líderes do que a Deus. Quando amamos mais nossa família, amigos, filhos, cônjuge do que a Deus. Existem pessoas que trocam as verdades da Palavra de Deus, por meias verdades ditas por certos líderes ou políticos, por exemplo. 


  • Adorar coisas - Eu já vi cristãos terem em casa cristais para dar sorte, amuletos, colares, plantinhas para tirar mau-olhado, pulseiras e por aí vai.


  • Adorar ordenanças - Adoração a certos mandamentos, regras, preceitos. Como, por exemplo, dizer que o selo da salvação é o sábado. Ou dizer que é a guarda da lei mosaica é que salva e por aí vai.


  • Adorar instituições - Podemos muitas vezes dar mais valor a uma denominação do que a Deus. Podemos dar mais valor a um clube de futebol, ou a um partido político. 


Como vocês podem ver, há muitos meios de adorarmos, servirmos e honrarmos mais a criatura do que ao criador. Minha oração é para que nós possamos colocar Deus em primeiro lugar em tudo em nossas vidas. E buscarmos a Ele antes de fazer qualquer outra coisa. Em nome de Jesus. 


Carina Ramos - Ministério Vida


bottom of page