top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Sobre a punição eterna




Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. 2 Tessalonicenses 1:8-9


Precisamos ter o máximo de zelo possível na hora de expor verdades Bíblicas, pois um versículo apresentado de forma errada pode gerar grandes heresias. Veja com cuidado o versículo acima. Ele, Deus, punirá, e aqui entendemos que essa punição é a destruição eterna exposta no próximo versículo. Certo, então já sabemos que existe uma punição. Para quem está direcionada esta punição? E creio que seja aqui que muitos estudiosos na tentativa de elucidar a questão se perdem. A passagem é muito clara, e nela há menção de dois grupos distintos de pessoas que serão punidas:

Os que não conhecem a Deus

Os que não obedecem ao evangelho de Jesus Cristo


Sabemos que os que não conhecem são aqueles que não se converteram ao Deus verdadeiro, a saber, Jesus Cristo. São os incrédulos, os que adotaram para si outros deuses, que na verdade não são deuses, os que creem em filosofias e fábulas e por aí vai.


O segundo grupo é bem interessante e também preocupante. Os que não obedecem ao evangelho de Cristo. Entende que aqui se enquadra as pessoas que professam a fé cristã, mas não obedecem a Palavra de Deus? Não tem intimidade alguma com a Bíblia, e como vão obedecer a algo da qual desconhecem? Essa é a igreja professante, ela confessa a Cristo, mas vive sua vida de acordo com suas regras de conduta, e não pelo que a Palavra ensina. Muitos confessaram a fé cristã de forma casual, ou seja, ao acaso, sem pensar exatamente no que estavam fazendo, e muito disso é culpa de quem pregou a Palavra, pois Jesus é oferecido como um papai noel. Não se explica ao futuro adepto, que sem Cristo ele está morto em seus delitos e que para ser salvo da perdição eterna ele precisa se arrepender dos seus pecados e nascer de novo.


Sabemos que após a conversão genuína nós somos uma nova criação, uma nova vida e temos em nossas mãos o manual de instruções para nos direcionar a como viver essa nova vida, que é a Bíblia. Se não conhecemos a Palavra de Deus, então não a obedecemos e logo estamos enquadrados no segundo grupo mencionado acima.

Amados, tudo isso é muito sério. Nós não aceitamos a Jesus apenas para nos livrar do inferno e daí continuar vivendo nossas vidas divorciados da Palavra e achando que está tudo certo, se a Bíblia não fosse o manual para seguirmos ela certamente não teria resistindo por séculos e chegado até nós.


Faça uma análise honesta da sua vida e decida hoje ser um estudante e praticante da Palavra de Deus, em nome de Jesus!

Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page