top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Sobre as ofertas




Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem. 2 Coríntios 8:12


Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7


Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. 2 Coríntios 9:10


Esses três versículos são incríveis!


No primeiro vemos Paulo declarar que as ofertas são de acordo com o que nós temos e não com o que não temos. A gente não oferta só quando sobra, mas também não podemos ofertar se não temos como. Entende que há aqui um equilíbrio? Eu não serei avarento de reter as ofertas, mas também não vou dar aquilo que não tenho. Já vi pessoas se endividarem por ajudar na igreja e elas mesmas precisavam de ajuda. E já vi muitos reterem ofertas quando poderiam ofertar. O segundo versículo tira todo peso de obrigação das nossas costas, nós não ofertamos por obrigação, e sim por amor, com alegria, de acordo com aquilo que propusermos em nosso coração. Nós não ofertamos por uma imposição ou lei, e sim porque somos gratos a Deus. Eu, por exemplo, vivo basicamente de ofertas, pois Deus me chamou para viver integralmente a serviço desse ministério. Não pense que é fácil; precisei me submeter a Deus, pois a vida inteira eu fui independente financeiramente, e de repente ter que confiar 100% em Deus para o sustento é um desafio muito maior do que achamos que poderemos suportar. Mas graças ao amado Deus, embora eu viva uma vida simples, nada do essencial tem me faltado, e me alegro muito por poder ensinar a igreja gratuitamente.


O terceiro versículo é o mais incrível, nele podemos observar que é Deus quem nos dá a semente para que possamos semear. É Deus quem nos dá condição de poder ajudar o outro. Ele nos dá a semente não para que plantemos uma árvore frutífera e comamos sozinhos até explodir de tão gordos, Ele nos dá para que além do nosso sustento possamos também sustentar a outros. Agora olhem esse versículo:


Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé. Gálatas 6:10


Sempre que pudermos e estiver ao nosso alcance devemos ajudar o próximo, especialmente aos da família da fé, e aqui entra outro grande equívoco ou negligência do povo de Deus. Muitos querem ajudar os mendigos, ou perdidos, ou presos e glória a Deus por isso, temos mesmo que fazer essas coisas, mas a Palavra é bem clara quando diz, mas especialmente os da família da fé, ou seja, os irmãos em Cristo. Amados, muitos gastam rios de dinheiro ajudando aos pobres do mundo, mas não conseguem olhar para os irmãos em Cristo e perguntar: Vocês precisam de alguma coisa? Temos negligenciado demais as verdades contidas na Palavra de Deus.


Que possamos realmente ser generosos e ouvir o chamado de Deus para ajudar aos outros naquilo que pudermos, em nome de Jesus.


Carina Ramos – Ministério Vida




bottom of page