top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Você é um bem-aventurado?



Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos‬1:1-2


A palavra bem-aventurado em hebraico é אשר esher e significa  felicidade, e é procedente de אשר ’ashar ou אשׂר ’asher, que significa entre outras coisas progredir. Ou seja, o homem que segue os preceitos a seguir, torna-se feliz e está progredindo em sua caminhada cristã. E os preceitos são: não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 


Vamos analisar cada um deles. Veja bem, não anda no conselho dos ímpios. A palavra andar em hebraico é הלך halak e entre outras coisas significa: proceder, mover e modo de vida. Conselho em hebraico é:עצה ̀etsah e significa: conselho, propósito e desígnio. Veja que é muito mais do que pedir um conselho ou uma orientação, não andar no conselho dos ímpios significa não ter o mesmo modo de vida, e o mesmo propósito dos pecadores. Essa pessoa não se move pelos desígnios e propósitos dos pecadores. Em seguida, a Palavra diz: não se detém no caminho dos pecadores. A palavra detém em hebraico é: עמד ̀amad, e significa entre outras coisas permanecer. A palavra caminho em hebraico é:דרך derek e significa, entre outras coisas, maneira, vereda e hábito. Ou seja, a pessoa bem-aventurada não permanece da mesma maneira que os pecadores, não têm os mesmos hábitos que eles. E nem se assenta na roda dos escarnecedores. Ou seja, não permanece e nem fica parado em um lugar onde pessoas falam arrogantemente, ou com zombarias e palavras impróprias. Ao invés de agir assim, essa pessoa bem aventurada tem o seu prazer na lei do Senhor, na sua Palavra e nesta Palavra medita de dia e de noite. 


A palavra meditar no hebraico é: הגה hagah e significa: gemer, rosnar, proferir, cismar, resmungar, meditar, falar, imaginar, refletir, murmurar. O bem-aventurado passa o dia proferindo a Palavra, resmungando sobre ela, imaginando e refletindo.


Agora sejamos sinceros, será que podemos dizer que somos pessoas bem aventuradas conforme as verdades acima? Eu não sei quanto a você, mas eu vou perseguir essa bem-aventurança e sei que serei capaz de encontrá-la através da ajuda do Espírito Santo em mim. Essa é minha oração, por mim e por você, que assim seja em nome de Jesus. 


Carina Ramos - Ministério Vida


Comments


bottom of page