top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Creia corretamente e desfrute da plenitude de Deus - Parte 2

Atualizado: 1 de dez. de 2020



TEMPO EM QUE VIVEMOS


Esse assunto muitas vezes é visto de forma controversa, mas não deveria. Ao estudarmos toda a Bíblia, podemos ver claramente um plano de Deus de redenção para o ser humano. Desde a queda de Adão até a instauração dos novos céus e nova terra. Dentro desse plano existem diferentes tempos, diferentes eras. Nós estamos vivendo o tempo do Evangelho da Graça de Deus, manifestado por Jesus Cristo e revelado claramente por meio do ministério do apóstolo Paulo. Até então a Igreja era um mistério, escondido em Deus (Efésios 3:5-6). Foi através do Evangelho que se tornou conhecido que todos aqueles que não são Judeus poderiam se tornar herdeiros de Deus e coerdeiros com Israel por meio de Jesus Cristo.


No tempo da Graça e da Verdade (João 1:17) nós temos um meio pelo qual devemos viver, e é por meio do Espírito e não por meio da velha forma da Lei escrita. Veja o que está escrito:


Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. Pois quando éramos controlados pela carne (ou pela natureza pecaminosa) as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita. Romanos 7:4-6 NVI


A questão que têm surgido nos últimos anos sobre “Lei x Graça” não deveria nem existir, toda essa controvérsia acabou sendo gerada exatamente pela falta de entendimento sobre o tempo em que vivemos. Mas não precisamos entrar em discórdia e discussões a cerca desse assunto, só precisamos estudar as Escrituras e compreender os tempos e épocas, sem unir o que Deus não uniu. A Bíblia deixa claro que o fim da Lei é Cristo (Romanos 10:4).


Essa palavra “fim” no original grego é τελος telos e significa: fim, término, o limite no qual algo deixa de ser, o último em uma sucessão ou série, aquilo pelo qual algo é terminado, seu fim, propósito.


A Lei teve um propósito, mostrar ao homem que ele jamais conseguiria obedecer a Deus por meio da sua natureza terrena e sem Cristo. Por isso a Lei tem seu fim em Cristo. A Lei não é ruim, como está escrito ela é santa, justa e boa, mas o homem sem Cristo jamais conseguiria cumpri-la. Vivemos um novo tempo, em que está disponível uma nova vida. Essa nova vida é espiritual e está unida a Cristo Jesus, por isso temos um novo modo de viver por meio do Espírito Santo. Antes, o homem precisava de uma Lei externa que ditasse o que ele precisava cumprir, hoje temos a vida do próprio Deus em nós, nos guiando em toda a verdade. Antes a vida do homem era por meio da natureza terrena e o relacionamento dele com Deus era de fora para dentro. Hoje, ao crermos em Jesus, nós nascemos de novo, ou seja, recebemos a natureza espiritual e o próprio Deus vem habitar em nós por meio do seu Espírito. Agora nós manifestamos a vida que recebemos, é de dentro para fora. Amanhã falaremos mais sobre esse assunto: nossa nova natureza.


Katiany Lins – Ministério Vida

bottom of page