• ministeriovidacwb

Empatia



Ame o seu próximo como a si mesmo. Mateus 22:39b NVI


Você sabe o que é empatia?


Significado da palavra empatia: Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente...

Durante toda minha caminhada cristã eu me vi voltada a cuidar de vidas, aconselhar e guiar. Mas cheguei numa lição muito importante durante esses dias. O quanto de empatia eu uso ao aconselhar? Amar ao próximo como a mim mesmo, significa que o bem que quero pra mim, também quero pro outro. Se desejo ser compreendida e acolhida também devo estar disposta a compreender e acolher.


Cada pessoa tem uma forma de reagir diante de seus problemas e Deus tem me ensinado através das minhas próprias lutas e dores a me colocar no lugar do outro. Às vezes o que para mim é fácil, para o outro é um grande desafio. E às vezes o que para mim é complicado o outro tira de letra.


Devemos aprender a respeitar o tempo e o processo de cada pessoa, inclusive o tempo e os processos em nossa própria vida. Devemos aprender a olhar os outros não mais do ponto de vista humano, mas com os olhos de Deus. Não é fácil mas é possível. Devemos ser solidários com a dor do outro, ainda que você não entenda...Deus se importa com cada um de nós de forma única e particular.


Seus dilemas não são menos importantes do que os dilemas de algum pregador famoso. Deus te ama e se importa com aquilo que sente. Então pensando nisso, coloque-se também no lugar do outro. Assim nós julgamos menos e amamos mais.

Carina Ramos - Ministério Vida CWB