top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Enfermidades e doenças?


Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Mateus 9:35 NVI


Li essa passagem e pensei, ora mas enfermidade e doença não é a mesma coisa? Pois bem, fui verificar no grego e olha que interessante o que descobri:


Doença = νοσος nosos Significado: doença

Enfermidade=μαλακια malakia Significado: Fraqueza, moleza, fragilidade, debilidade, desatenção, indisposição...

Perceba que são duas palavras diferentes. O que significa que Jesus não curava apenas as doenças físicas, mas também as emocionais e mentais.

Olha o significado de debilidade no dicionário em português: Estado ou particularidade do que é débil; qualidade do que não tem força nem vigor; fraqueza. Ausência de vontade; falta de discernimento para agir e tomar decisões; que não consegue enfrentar as dificuldades.

De acordo com o dicionário Bíblico Unger o termo abrange sofrimento, aflição ou algum tipo de incapacidade.

Veja se essas descrições de debilidade (enfermidade) não condiz com depressão, ansiedade, pânico, doenças mentais...

Jesus é capaz de curar todo nosso ser. Ele é a própria cura. Embora as enfermidades emocionais sejam comum em nossos dias elas não devem ser aceitas como normais por nós que somos cristãos. Mesmo que esteja lutando com uma doença emocional, tomando remédios, não se conforme, ore todos os dias e declare: Jesus é a minha cura.


Não se condene pelo tempo que precisar tomar remédios, mas não ache que é normal. Não queira isso pelo resto da vida. Pela fé muito em breve essa cura se manifestará totalmente. Concorde com a verdade, creia na verdade... Doenças ou enfermidades... Jesus é a cura.

bottom of page