top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Esforço próprio não aperfeiçoa ninguém



Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Gálatas 3:3 NVI


Durante muitos anos fomos ensinados de acordo com a lei, embora a graça já estivesse disponível há muito tempo. Aprendemos que para ter alguma coisa na vida precisávamos nos esforçar demais e levamos esse conceito para o nosso relacionamento com Deus. Então funcionava mais ou menos assim: se eu passo horas em jejum eu sou mais poderoso, mais capaz, porque o meu esforço em jejuar me leva a santidade e ao poder...quanta ilusão. Conheci ao longo da vida e ainda conheço, muitos amados que acham que é o seu jejum que os mantém de pé. Quando na verdade o que nos mantém de pé é a conscientização de que eu morri com Cristo, minha velha natureza que era voltada pro pecado morreu, e agora Cristo vive em mim. Se Cristo vive em mim, logo, sou santo, lavado e remido.

O jejum hoje no tempo da graça, não é para nos fortalecer, muito menos para nos santificar e muito menos para nos manter de pé... Se queres jejuar fique bem em paz, mas não faça disso um fardo pesado que você carrega para ajudar a si próprio. Leia até o final, antes de querer me bater...Muitos acham que horas seguidas de oração religiosa com mudança de voz e tudo mais os tornarão mais santos, definitivamente não. Não ficamos mais santos ou menos santos por aquilo que fazemos, somos santos e ponto final, santificados por Cristo e não por meu esforço em orar e jejuar. Muitos creem que se orarem pelas madrugadas ou se subirem aos montes, aí sim serão poderosos em Deus, não, não e não. Você pode ser a pessoa mais íntima do Pai mesmo se orar apenas no banheiro. Não existem regras. Deus vê o coração. Amados, não me interpretem errado, não sou contra seus jejuns, ou orações longas, ou montes, ou madrugadas... O que quero que você entenda é o que a Palavra diz, vocês não podem aperfeiçoar a vocês mesmos pelo esforço próprio. Eu não tenho uma regra pra orar, no vaso ou no monte Deus está comigo. Três da tarde ou três da manhã não importa, Ele está em mim. Jejuando 30 min ou 5 horas, Ele está em mim. Entende que não é o que faço que chama a atenção de Deus? É o que eu sou. Filha amada, redimida, lavada pelo sangue de Jesus. Alguns dizem com orgulho de si: hoje passei três horas orando em línguas, agora tô pronto pra batalha. E se você não tivesse língua, mas o Espírito Santo estivesse dentro de você, não estaria pronto?


Abençoados, eu também usufruo de todas essas bênçãos espirituais, não de forma religiosa, mas com liberdade em Cristo. Pois sei que não é nada disso que me mantém de pé e sim a vida Dele em mim, eu apenas me rendo. Tudo isso são armas espirituais? Sim, claro que sim. Mas não faça achando que é o SEU ESFORÇO em fazer que te mantém de pé. Tudo vem Dele, não é nada sobre nós. Tudo que fazemos hoje é uma consequência da vida Dele em nós e não um método de buscar poder ou santificação.


Até porque já somos santos e fortificados na força do seu poder. Se for se orgulhar de algo, orgulhe-se de ter a trindade Santa morando dentro de você.


Carina Ramos - Ministério Vida CWB


bottom of page