• ministeriovidacwb

O que está escondido atrás da mentira?



Os lábios mentirosos são detestáveis para o Senhor, mas os que dizem a verdade lhe trazem alegria. Provérbios 12:22 NVT


A Palavra nos ensina que o pai da mentira é o diabo, pois nele não existe verdade alguma. Muitas vezes nós criamos desculpas para mentir, dizendo que é só uma "mentirinha branca", que não vai fazer mal a ninguém. Talvez essa mentira realmente não afete em nada a vida do outro, mas com certeza é extremamente prejudicial para quem a profere. Você já conheceu alguém que mente por medo? Medo de ser reprovado, medo de ser repreendido por outra pessoa, medo de reconhecer suas próprias fragilidades, medo de admitir que errou, medo de ser julgado pelo outro, medo de dizer eu não sei... Mas o pior é que quem mente precisa sempre manter a sua mentira, ainda que seja uma "mentirinha branca", e de repente a pessoa está num emaranhado de mentira. Talvez outras pessoas não estejam sendo afetadas, mas a própria pessoa está se destruindo. E qual é a verdadeira raiz de tudo isso? A raiz é o orgulho! O orgulho se expressa num coração altivo que muitas vezes se esconde atrás de uma falsa humildade e do medo. O medo de ser reprovado, repreendido, o medo de não ser aceito por causa das suas fragilidades, tudo isso, nada mais é que orgulho. Muitas vezes nós achamos que o orgulho se manifesta apenas através de palavras e atitudes visivelmente arrogantes, mas ele também está presente na falsa humildade e no medo. O Senhor quer nos ensinar a viver de forma completamente livre do orgulho, mas cabe a nós reconhecer diante Dele se temos alimentado um coração orgulhoso. Veja o que a Palavra diz:


O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda. Provérbios 16:18 NVT


E todos vocês vistam-se de humildade no relacionamento uns com os outros. Pois, “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. 1 Pedro 5:5‭b NVT


Talvez alguém precise reconhecer agora mesmo diante do Senhor que está alimentando um coração orgulhoso, que está tentando esconder isso através de uma falsa humildade e de muitas "mentiras brancas". Não faça mais isso, renda-se ao Senhor hoje mesmo, Ele concede graça aos humildes. O Espírito Santo é o seu maior ajudador, Ele está pronto para te ajudar a sair desse buraco que você mesmo cavou. Amados, o orgulho causa a destruição da própria pessoa, não vale apena alimentá-lo. Se você percebe que por medo (nesse caso é um orgulho revestido de medo) você mente, reconheça hoje mesmo e dependa de Cristo Jesus para viver plenamente na VERDADE.


Não é vergonhoso dizer: "me perdoe, eu errei", "me perdoe, eu não consegui cumprir com o planejado" ou então "não poderei te ajudar, pois não conheço sobre esse assunto". Vergonhoso é mentir para encobrir o orgulho que está por trás do medo de não ser aceito ou aprovado.


Nós nascemos de novo em Cristo Jesus, e nessa nova vida não há lugar nem para o orgulho, nem para o medo e nem para a mentira. Portanto, é necessário abandonarmos a velha maneira de viver e nos revestirmos da nova vida em Cristo Jesus. E não é na força do nosso braço que fazemos isso, mas é dependendo do Espírito Santo que em nós habita. O nosso papel é ser humilde para reconhecer e se render a Deus, permitindo que Ele transforme tudo que precisa ser transformado em nós.


Katiany Lins - Ministério Vida