top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Sobre arrependimento




A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte. 2 Coríntios 7:10 NVI


A palavra arrependimento aqui é μετανοια metanoia e significa: mudança de mente (de um propósito que se tinha ou de algo que se fez). Arrepender-se, não é apenas sentir remorso ou se sentir mal por aquilo que fez; vai muito além disso. Arrepender-se é mudar a forma de pensar sobre aquilo que fez errado e buscar fazer o certo. Por que tantas pessoas cometem os mesmos erros repetidamente? Creio que seja justamente por conta disso. Não houve um arrependimento genuíno. Remorso ou tristeza segundo o mundo não é o mesmo que arrependimento. Quando nos arrependemos de algo verdadeiramente, mudamos de direção, mudamos a maneira de ver e nos dedicamos a não mais agir daquela maneira.


Muitos cristãos não se arrependem verdadeiramente de seus erros, alguns nem sabem que estão errados, já outros têm aquele remorso momentâneo, mas que não produz um verdadeiro arrependimento e mudança de comportamento. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação. A palavra salvação aqui é σωτηρια soteria, esta palavra não se refere apenas à salvação messiânica, mas também a livramento, preservação, segurança, livramento da moléstia de inimigos e por aí vai. Isso significa que se nos arrependemos genuinamente, estamos seguros em Cristo. Mas se este arrependimento for apenas uma tristeza segundo os padrões do mundo, ou seja, sem mudança de comportamento, então produzirá morte.


Que possamos colocar nossas vidas nas mãos do nosso amado Pai, e pedir-lhe que nos ajude a termos o tipo certo de arrependimento quando for necessário, em nome de Jesus.


Carina Ramos - Ministério Vida

bottom of page