top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Sobre os dons




Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. Romanos 12:6‭-‬8 NVI


Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

1 Coríntios 12:4‭-‬10 NVI


De acordo com esses versículos vamos destacar todos os dons, são eles:


1. Profecia 2. Serviço 3. Ensino 4. Dar ânimo 5. Contribuir 6. Liderança 7. Exercer misericórdia 8. Palavra de sabedoria 9. Palavra de conhecimento 10. O dom da fé 11. Dom de curar 12. Operar milagres 13. Discernimento de espíritos 14. Variedade de línguas 15. Interpretação de Línguas


Os dons são distribuídos de acordo com a vontade de Deus, veja:


Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. 1 Coríntios 12:11


Cada um de nós tem ao menos um dos dons acima, se não tivermos precisamos buscar a Deus para ter. A Palavra nos diz que devemos buscar os dons, veja:


Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. 1 Coríntios 12:31a


A parte b deste versículo acima diz:

Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente. 1 Coríntios 12:31b


O caminho mais excelente do qual ele relatará está no capítulo 13 inteiro, que é o capítulo que fala do amor, logo o que ele quer dizer é que o amor é mais excelente que todos os dons mencionados acima. É como se o amor fosse o dom dos dons, porque não adianta ter alguns ou todos os dons acima mencionados se não tiver amor.

Em resumo, podemos buscar os dons com zelo, podemos desejar tê-los, mas é claro que a resposta final aos nossos anseios é sempre de Deus. Mas devemos estar cientes de que não adianta ter qualquer dos dons acima se não tivermos amor. Não o amor como o mundo ensina, mas sim o amor descrito na Bíblia, veja:


O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7


Só podemos amar dessa forma se de fato tivermos nascido de novo, se de fato entendemos que quando nascemos de novo, nossa natureza foi mudada e esse amor faz parte do que nos tornamos. Portanto, busquem com zelo os melhores dons, mas entendam que nós somos uma nova criação. Nós precisamos tomar posse dessa verdade pela fé. Não espere olhar no espelho e ver uma nova criação, você não verá, essa é uma realidade que tomamos posse pela fé. A certeza daquilo que não vemos, a convicção do que esperamos.


Que possamos nos tornar conscientes a partir de hoje que os dons são presentes de Deus que vem junto com a realidade da nova criação. Tome posse disso pela fé, em nome de Jesus.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page